Divisão de Bibliotecas

A Divisão de Bibliotecas é integrada pela Biblioteca Municipal "Rodrigues de Abreu", seis Bibliotecas Ramais e o Bibliônibus que atende eventos e escolas por agendamento. Esses equipamentos culturais são responsáveis pela elaboração, execução, acompanhamento e avaliação dos projetos e atividades da área de literatura e de incentivo a acesso à produção literaria e à literatura.

O acervo da Divisão de Bibliotecas esta cadastrado em um único Banco de Dados, o que permite empréstimos entre as Bibliotecas do Sistema.

CADASTRO E UTILIZAÇÃO

Para se cadastrar o munícipe pode procurar qualquer Biblioteca próxima a sua residência, munido de CPF, RG e um comprovante de residência. O cadastro dá direito ao empréstimo de até três livros por vez, com prazo de devolução para 15 dias, se não houver reserva para o livro pode ocorrer a renovação para mais 7 dias.


Biblioteca Municipal “Rodrigues de Abreu”

A Biblioteca Central é informatizada desde 31 de agosto de 2002 e atualmente conta com um acervo de 44 mil obras disponíveis, além de periódicos, vídeos e hemeroteca. Tem como espaços a Biblioteca Infantil "Ivan Engler de Almeida", a Gibiteca Municipal "Aucione Torres Agostinho", a Biblioteca Verde e a Sala de Acessibilidade.

  • Biblioteca Infantil "Ivan Engler de Almeida"
    A Biblioteca Infantil também conta com uma brinquedoteca, espaço para teatro de fantoches, onde as crianças são recebidas de forma lúdica e prazerosa, demonstrando que o livro também é um brinquedo fascinante. São desenvolvidas atividades de contação de histórias, oficinas, concursos de frases, etc...

  • Gibiteca "Aucione Torres Agostinho"
    A Gibiteca foi criada para atender o público de todas as idades, abrange em seu acervo cerca de 10 mil exemplares de todos os gêneros das histórias em quadrinhos: do manga ao infantil, do terror ao faroesete, dos super-heróis aos títulos de ficção científica e leitura adulta. A diversidade torna a Gibiteca um espaço dinâmico, visando difundir a leitura dos Quadrinhos como forma de entretenimento e aprendizagem. Possui uma confortável sala de exposições, além de realizar oficinas e cursos voltados para o gênero.

  • Biblioteca Verde
    A Biblioteca Verde concentra o material de meio-ambiente e ecologia, totalizando 200 títulos, além de revistas, recortes de jornais e pesquisas sobre o tema tão em evidência em nossos dias.

  • Sala de Acessibilidade
    Com livros em Braille, áudio-livros em CD e K7 e material multimídia, a Sala de Acessibilidade é um espaço voltado para todos os interessados em viver o mundo da literatura, sejam as pessoas com deficiência ou estudantes buscando materiais de pesquisa, a Sala conta com equipamentos específicos para leitura inclusiva, como o Scanner Plustek, que transforma o texto em som, além de computadores, vídeos e aparelhos de DVDs para consulta de acervo.


Bibliotecas Municipais

  • Biblioteca Municipal Rodrigues de Abreu
    Avenida Nações Unidas, 8-9, Centro
    Fone: (14) 3235-1312
  • Biblioteca Ramal Antonio Silveira
    Rua Antonio Alcazar, 5-153 - Núcleo Mary Dota
    Fone: (14) 3239-5285
  • Biblioteca Ramal Jd. Ouro Verde
    Rua Gabriel Moraes, 1-16 - Jd. Ouro Verde
    Fone: (14) 3276-1626
  • Biblioteca Ramal Lucy Rangel Fraga
    Rua Carmelo Zamataro S/N - Tibiriçá
    Fone: (14) 3279-1222
  • Biblioteca Ramal Maria R. Z. Arruda
    Rua Domingos Bertoni - 7-50 - Vl. Falcão
    Fone: (14) 3218-6175
  • Biblioteca Ramal Núcleo Geisel
    Rua Alziro Zarur, 5-8 - Núcleo Presidente Geisel
    Fone: (14) 3203-4703
  • Biblioteca Ramal Vanir C. Cunha
    Rua João Borges, 2-1 - Jd. Progresso
    Fone: (14) 3232-8549

« Voltar