A Divisão de Ensino às Artes, sediada no piso superior do Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” em Bauru, atende atualmente 900 alunos em atividades artísticas realizadas em sua unidade central e nos bairros, nas seguintes áreas:

  • Música: violão, flauta doce e flauta transversal;
  • Dança: balé clássico, jazz, street dance e dança do ventre;
  • Teatro: artes do corpo, iniciação teatral, teatro de animação e projetos de pesquisa.
  • Circo: grupo de pesquisa do novo circo, corpo e manipulação e introdução à técnica da arte circense
  • Artes Visuais: desenho de observação, desenho em cartum, marchetaria, serigrafia, atelier de pintura contemporânea, desenho em HQ e grafite;

Objetivos

Formar apreciadores com capacidade crítica das artes em suas diversas manifestações, além de valorizar, difundir, democratizar e facilitar o acesso do ensino às artes para a população de nossa cidade, são os objetivos fundamentais da DEA.

Inscrições

As inscrições para os cursos acontecem sempre no início de cada semestre, conforme cronograma divulgado antecipadamente pela Divisão. Os cursos são anuais ou semestrais e, ao final de cada período, os alunos de cursos avançados devem renovar a matrícula. Critérios de Seleção:

  • Cursos de Iniciação em Dança e Música – testes de aptidão física e rítmica (quando necessário).
  • Para os alunos de Música é necessário ter o instrumento próprio.
  • Teatro – Artes do Corpo (08 a 10 anos) e Iniciação de 11 a 13 anos: primeiros inscritos. Para maiores de 14 anos e demais cursos a seleção é feita por meio de cartas de interesse, entrevistas e aulas práticas.
  • Circo – primeiros inscritos.
  • Artes Visuais: primeiros inscritos.
  • Lista dos cursos de dança do DEA - formato .pdf (176Kb)

Nos casos de abertura de vagas nos cursos já iniciados, são realizados testes para adequação do aluno a uma turma do mesmo nível. O requisito inicial para participar das seleções e cursos é cumprir a idade mínima exigida em cada segmento.

Documentos Necessários:

Para os processos seletivos:
  • Comprovante de identidade (CPF e RG)
  • Comprovante de residência (conta de água/luz)

Para realização das matrículas nos cursos:
  • Comprovante de residência (conta de água/ luz)
  • Documento de Identidade (CPF e RG);
  • Foto 3 x 4

No ato de matrícula ou inscrição nos processos seletivos, os alunos menores de 18 anos devem estar acompanhados de seus pais ou responsáveis, que também devem apresentar documento de identidade (CPF e RG).

Aprovados e Lista de Espera

  • Arquivo não encontrado

Áreas

Com aulas ministradas por especialistas técnicos capacitados para o pleno exercício de sua função, a Divisão de Ensino às Artes, está sediada no piso superior do Centro Cultural “Carlos Fernandes de Paiva” – Av. Nações Unidas, 8-9 – e possui estrutura física adequada para a prática de atividades artísticas.

Área de Música

São quatro salas de Música, com tratamento acústico que possibilitam maior conforto. Primando sempre pela qualidade e participação dos alunos, as aulas são coletivas e os cursos oferecidos são: flauta doce (idade mínima de 8 anos), flauta transversal e violão (idade mínima de 12 anos). As aulas contemplam os conceitos básicos da linguagem e estruturação musical, como pulso, métrica, compasso e formação de acordes.

Área de Música

Na área de Dança, com duas salas espelhadas, barramento e piso específico, atendem os diversos cursos propostos: balé clássico (a partir de 7 anos completos), jazz (a partir de 12 anos), street dance (infantil de 8 a 12 anos e adulto a partir dos 13 anos) e dança do ventre (a partir dos 15 anos). O curso completo de Balé Regular tem duração total de 6 anos com aulas 3 vezes por semana e visa capacitar o aluno que almeja uma futura profissionalização.

Área de Música

Os cursos de Teatro e Circo também contam com uma sala específica, equipada com materiais cênicos e de pesquisa circense (equipamentos de luz, pernas de pau, malabares, monociclos e flags). Para crianças de 8 a 10 anos, contamos com o curso de Artes do Corpo, onde são trabalhados conceitos de consciência corporal, equilíbrio e dinâmicas em grupo, que preparam o aluno para participar dos cursos de iniciação a partir dos 11 anos. Em Teatro, oferecemos cursos de técnicas de interpretação teatral, direção cênica, teatro de animação (que trabalha, além do corpo do ator, o uso de máscaras, bonecos, sombras e objetos) e criação/produção de adereços cênicos. Além da iniciação, proporcionamos a possibilidade de desenvolvimento em grupos de pesquisa e inclusão de projetos que envolvam as artes cênicas. Em Circo, temos o grupo de pesquisa do novo circo, o curso de introdução à técnica da arte circense e a oficina corpo e manipulação, além de atividades nos bairros. As turmas possuem faixas etárias diferenciadas, de acordo com os segmento e horários.

Área de Música

A área de Artes Visuais, instalada na Casa Ponce Paz (Rua Antonio Alves, nº 9-5) possui salas devidamente equipadas com ferramentas para o bom desempenho das oficinas de desenho em HQ (de 07 a 12 anos), desenho de cartum (a partir de 12 anos), desenho de observação, atelier de pintura contemporânea (ambos a partir de 14 anos), marchetaria, serigrafia e grafite (todos a partir de 16 anos).


« Voltar