Bauru obtem sua vocação turística voltada ao turismo de negócios e ao turismo científico, segundo detecção do órgão turístico local, após alguns anos de estudos e pesquisas, com a orientação do SEBRAE.

O turismo local é potencialmente rico em todos os sentidos e, se levarmos em consideração a posição geográfica do município no estado paulista, várias são as atrações rurais e urbanas em uma ampla e rica região com opções do setor que se completam (a poucos quilômetros).

Bauru oferece ótimas redes, franquias, hotéis, restaurantes, museus, bares de qualidade, cinemas, shopping centers (Bauru Shopping Center, Shopping Autofest), Alameda Quality Center, calçadão com dezenas de lojas, centro de compras na região sul e central, um zoológico de primeiro mundo, uma atividade cultural intensa com destaque ao Teatro Municipal, o Aeroclube, o novo Aeroporto Moussa Tobias, ótimas casas noturnas com shows variados e para todos os gostos o ano todo.

É ótimo planejar alguns dias no município, em busca de aliar atividades urbanas com passeios pela área rural, passando pelo Zoológico, Jardim Botânico, museus, comércio, inúmeros pesqueiros com ótima infraestrutura e muito mais.

O turismo no setor científico é exercido em alta escala em Bauru, em razão do município abrigar escolas, universidades, institutos e hospitais com forte foco na pesquisa e atendimento de anomalias, tendo sido criado em decorrência, verdadeiros centros científicos de importância internacional, tais como o "Centrinho", que se dedica à recuperação de portadores de anomalias crânio-faciais; o Hospital Lauro de Souza Lima, especializado em hanseníase e, claro, o Instituto Brannemark, sede internacional presidida pelo famoso médico que descobriu e desenvolveu as modernas técnicas de osseointegração; A cidade conta também com outros grandes hospitais como Hospital Estadual, Hospital de Base, Hospital Unimed, Hospital São Lucas, Hospital Prontocor, Hospital Beneficência Portuguesa, sem contar as várias clínicas que faz de Bauru uma referência internacional.

» Ver fotos da cidade


Sanduiche Bauru

Como obter a Certificação do Sanduíche Bauru

O Conselho Municipal de Turismo de Bauru – COMTUR, realiza a outorga do selo de Certificação do Sanduíche Bauru, para os estabelecimentos que comercializam o Sanduíche Bauru tradicional.

O selo destina-se a salvaguardar a tradição, preservar a identidade e valorizar a iniciativa dos empresários do setor que buscam a qualidade na prestação de serviços e o comprometimento com a municipalidade.

A Certificação é conferida ao solicitante que em seu estabelecimento faz o uso da denominação do sanduíche considerando a receita e o modo de preparo tradicional. Recebem o certificado do COMTUR os estabelecimentos que assumem compromisso com os seguintes princípios:

  • Garantir a tradição da receita, aproximando-se no máximo possível à receita tradicional que foi objeto de pedido de registro no IPHAN como patrimônio imaterial
  • Contribuir com o Conselho, no que lhe for proposto, no sentido de resgatar o sanduíche como patrimônio imaterial
  • Garantir a qualidade do produto, tanto na questão dos ingredientes como na forma de atendimento aos clientes
  • Participar das atividades para divulgação do produto, incentivando seu consumo
  • Colaborar com o COMTUR na criação de um sistema que venha transformar o sanduíche em um produto do turismo no município
  • Estabelecer canais permanentes de comunicação com partes interessadas, para o sucesso das políticas de certificação

Para obter o certificado, o solicitante passa por uma etapa de cadastro e apresentação dos documentos do estabelecimento. Outra etapa é a análise da documentação, visita técnica para avaliação, aprovação e entrega da certificação, que é publicada no Diário Oficial do Município.

O COMTUR se responsabiliza pelo monitoramento e ações preventivas e corretivas junto aos estabelecimentos certificados. As visitas pela comissão de monitoramento ocorrem semestralmente e a renovação do cadastro é feita a cada dois anos.

Onde encontrar

Confira abaixo onde encontrar o tradicional Sanduíche Bauru nos estabelecimentos certificados

Em São Paulo
  • Ponto Chic
    - Largo do Paissandu, 27
    - Praça Oswaldo Cruz, 26
    - Rua Padre Péricles, 139

Turismo Locais

Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo - AVIESP
Fone: (14) 3234-5020

Bauru Convention & Visitors Bureau
Fone: (14) 3234-7646

Conselho Municipal de Turismo de Bauru - COMTUR
Fone: (14) 8135-1882

Conselho Tutelar
Av. Alfredo Maia, quadra 1 s/nº - Vila Falcão
Fone: (14) 3227-3339 / (14) 3227-3499

Delegacia Estadual de Turismo de Bauru
Fone: (14) 9764-9993

Departamento de Comércio e Turismo - SMDE
Fone: (14) 3235-1084

Núcleo de Turismo do SEBRAE/Bauru
Fone: (14) 3234-1499

Sindicato dos Bares, Hotéis, Restaurantes e Similares
Fone: (14) 3222-6263


« Voltar