A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, através da Divisão de Planejamento Turístico, Eventos e Turismo Receptivo tem trabalhado permanentemente para proporcionar o fomento e a ordenação do turismo no município.

O Plano Diretor de Turismo foi instituído pela Lei Municipal nº 7.023 - formato .pdf (21Mb) de 21 de dezembro de 2017 e vem corroborar com estas ações, indicando diretrizes que nortearão o desenvolvimento sustentável do Turismo no Município e servirá como instrumento base para fins de planejamento, gestão, fomento, regulamentação e promoção da atividade turística, possibilitando a definição de prioridades para os recursos disponíveis e o incentivo ao turismo sustentável.

É correto afirmar que Bauru possui um ambiente favorável para o turismo. O município possui um Conselho de Turismo (COMTUR) formalizado e atuante, é privilegiado por ter expressivos atrativos turísticos naturais, urbanos e histórico-culturais, com especial destaque para o Turismo de Negócios, conforme comprovado através da Pesquisa da Demanda Turística realizada no ano de 2017. Além disso, a cidade conta ainda com todo o suporte de serviços médicos emergenciais, meios de hospedagem e serviços de alimentação, que não só atendem os munícipes de Bauru, como também toda a população regional. Por fim, a conclusão do Plano Diretor de Turismo é uma ação bastante importante para uma cidade como Bauru, rica em cultura e com cenários urbanos e naturais diversificados.

A coordenação da atividade turística só se torna possível pela elaboração e implementação política para o setor, e para se chegar a ela, faz-se necessário uma estreita colaboração entre o órgão municipal de Turismo e as entidades direta e indiretamente ligadas à atividade. Deve-se entender por Política de Turismo o conjunto de fatores condicionantes e de diretrizes básicas que expressam os caminhos para atingir os objetivos globais para o Turismo no país.

Assim, o papel de destaque que assume o Turismo atualmente é, sem dúvida, o da conciliação do desenvolvimento local com a distribuição equitativa de renda, melhoria da qualidade de vida da população, preservação dos patrimônios natural e cultural, hospitalidade na prestação de serviços e da sustentabilidade em suas diferentes concepções. É importante ainda ressaltar que a boa hospitalidade acontece em função de uma estrutura turística que atenda às necessidades essenciais do turista e um receptivo preparado para prestar serviços com qualidade. Estes aspectos serão fatores multiplicadores capazes de potencializar outros negócios, investimentos e parcerias, ampliando assim a capacidade do município em absorver outras atividades além daquelas pré-existentes da própria vocação. Deve, por isso, ser buscada a mais ampla consulta aos órgãos governamentais e às associações representativas de empresários e profissionais do turismo, assim como aos usuários e às comunidades locais através da sociedade civil organizada.


Sanduíche Bauru

A origem do Sanduíche deu-se na cidade de São Paulo, precisamente no Restaurante Ponto Chic, por iniciativa do Bauruense Casemiro Pinto Neto, conhecido como “o Bauru”. O estudante de Direito sugeriu a combinação dos ingredientes por ele formulada e na mesma noite, outros frequentadores pediram o novo sanduíche, dizendo que queriam “igua ao do Bauru”. Nascia assim um dos mais famosos lanches do Brasil, hoje em dia conhecido em diversos países.

Como obter a Certificação do Sanduíche Bauru

O Conselho Municipal de Turismo de Bauru – COMTUR e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, realizam a outorga do selo de Certificação do Sanduíche Bauru, para os estabelecimentos que produzem e comercializam o Sanduíche Bauru Tradicional.

O selo destina-se a salvaguardar a tradição, preservar a identidade e valorizar a iniciativa dos empresários do setor que buscam a qualidade na prestação de serviços e o comprometimento com a municipalidade.

A Certificação é conferida ao solicitante que em seu estabelecimento faz o uso da denominação do sanduíche considerando a receita e o modo de preparo tradicional. Recebem o certificado do COMTUR os estabelecimentos que assumem compromisso com os seguintes princípios:

  • Garantir a tradição da receita, aproximando-se no máximo possível à receita tradicional que foi objeto de pedido de registro no IPHAN como patrimônio imaterial
  • Contribuir com o Conselho, no que lhe for proposto, no sentido de resgatar o sanduíche como patrimônio imaterial
  • Garantir a qualidade do produto, tanto na questão dos ingredientes como na forma de atendimento aos clientes
  • Participar das atividades para divulgação do produto, incentivando seu consumo
  • Colaborar com o COMTUR na criação de um sistema que venha transformar o sanduíche em um produto do turismo no município
  • Estabelecer canais permanentes de comunicação com partes interessadas, para o sucesso das políticas de certificação

Para obter o certificado, o solicitante deve encaminhar Ofício à Presidência do COMTUR, através da Sedecon, solicitando a certificação. Então o estabelecimento passa por uma etapa de cadastro e apresentação dos documentos do estabelecimento. Outra etapa é a análise da documentação, visita técnica para avaliação, aprovação e entrega da certificação, que é publicada no Diário Oficial do Município.

O COMTUR se responsabiliza pelo monitoramento e ações preventivas e corretivas junto aos estabelecimentos certificados. As visitas pela comissão de monitoramento ocorrem semestralmente e a renovação do cadastro é feita a cada dois anos.

Onde encontrar

Confira abaixo onde encontrar o tradicional Sanduíche Bauru nos estabelecimentos certificados

Em Bauru
  • Alex Express
    Rua Marcondes Salgado, 11-60 – Chácara das Flores
    Boulevard Shopping Nações
    (14) 3232-1569
  • Armazém Café
    Avenida Dr. Arnaldo Prado Curvello, 10-110 – Parque Santa Therezinha
    (14) 3103-2121
  • Empório Santo Expedito
    Boulevard Shopping Nações
    Avenida Marcondes Salgado, 11-39 - Loja 340
    (14) 3212-2379
  • Flipper Lanches
    Rua Henrique Savi, 12-40 - Jardim Infante Dom Henrique
    (14) 3234-6509
  • Flipper Delivery
    Rua Felício Soubihe, 4-45 - Jardim Planalto
    (14) 3227-8345
  • Hotel Íbis Styles
    Avenida Nações Unidas, 29-20
    (14) 4009-1111
    Ir para o site
  • Hotel Intercity
    Rua José Antônio Braga, 4-50 - Vila Aviação
  • Lelo´s Batidas
    Avenida Nações Unidas, 24-47 – Vila Nova Cidade Universitária
    E-mail: lelosbauru@hotmail.com
    www.lelos.com.br
Em Agudos Em São Paulo
  • Ponto Chic
    - Largo do Paissandu, 27
    - Praça Oswaldo Cruz, 26
    - Rua Padre Péricles, 139

« Voltar