VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

A Prefeitura Municipal de Bauru, através da Secretaria Municipal do Bem-Estar Social em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa Idosa (COMUPI), realizará a VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, sendo nos dias 20/Março das 13h30 às 17h, Abertura Solene, Leitura e Aprovação do Regimento Interno e Palestra Magna, e no dia 21/Março prossegue com atividades em Grupos de Trabalho por Eixos Temáticos das 8h30 as 17h, ambos serão realizados no mesmo local: Instituição Toledo de Ensino, Praça IX de Julho, nº 1-51 - Vila Falcão, Bloco 4 (Prédio Pós Graduação) em Bauru.

São vários os apoiadores do evento, como o Serviço Social do Comércio - SESC/ São Paulo que disponibilizará a Mestra em Gerontologia, Sandra Carla Sarde Mirabelli para ministrar a palestra com o tema “Os Desafios do Envelhecimento no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, a Instituição Toledo de Ensino com a cessão do espaço físico, Casa do Garoto através do Programa CAPACITA, entre outros.

O objetivo da Conferência é avaliar, discutir e propor a efetividade das ações em execução, levando-se em consideração os desafios do crescente envelhecimento da população brasileira neste século XXI, bem como motivar a análise da situação atual das políticas públicas para pessoa idosa no muncípio de Bauru.

A Conferência Municipal será organizada em quatro Eixos Temáticos: 

  1. Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas com subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;
  2. Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
  3. Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa
  4. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Desta forma, podemos debater as questões e desenvolver propostas em cada eixo temático para que sejam encaminhadas à Conferência Estadual.

São participantes da VIII Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa representantes da Sociedade Civil: Conselheiros que representam o COMUPI , lideranças comunitárias, instituições privadas de Educação Superior, Movimentos e Organizações Não Governamentais que prestam atendimento e/ou atuam na defesa de Direitos da Pessoa Idosa, entre outros.

O Setor Público inclui representantes de Orgãos Governamentais no Comupi, agentes públicos do Poder Executivo, Instituições Públicas de Educação Superior e Organizações Governamentais que prestam atendimento e/ou atuam na defesa de Direitos da Pessoa Idosa, ente outros.

Este é um momento democrático que fará com que os idosos se manifestem e tragam as suas demandas local.

Programação

  • Data: 20/03
    13h30 às 14h - Credenciamento
    14h às 14h30 - Apresentação Artística
    14h30 às 15h - Abertura Oficial
    15h às 16h - Leitura e Aprovação do Regimento Interno 16h - Palestra e debate “Os Desafios do Envelhecimento no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas” com a Mestra em Gerontologia, Sandra Carla Sarde Mirabelli.
    17h - Encerramento
  • Data: 21/03
    8h30 às 9h - Credenciamento e Inscrição
    9h às 12h - Grupos de Trabalho conforme os quatro Eixos e inscriçao candidatos para Delegados
    1. Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas com subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;
    2. Educação: assegurando direitos e emancipação humana;
    3. Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa;
    4. Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.
    12h às 13h30 - Intervalo
    13h30 às 14h30 - Etapa da Priorização das Propostas
    14h30 às 15h - Intervalo
    15h às 15h30 - Apresentação de Vídeos
    15h30 às 16h30 - Plenária Apresentação e referendo das propostas e aprovação das moções
    16h30 às 17h - Apresentação e Eleição dos Candidatos a Delegados para a XV Conferência Estadual
    17h Encerramento

« Voltar