15/04/2019 | Cultura

IV Festival de Leitura e Literatura percorrerá bairros de Bauru

O 4º Festival de Leitura e Literatura (Feleli) inicia as atividades na próxima segunda-feira, dia 22 de abril e segue até 1 de maio. O evento é um festival literário e artístico que irá circular por 10 bairros da cidade, promovendo atividades de difusão e formação cultural. As apresentações abrangem adaptações cênicas de obras literárias, contação de histórias, performance narrativa e encontro com escritoras, como Alice Ruiz e Lubi Prates. Além disso, haverá intervenções literárias, apresentação de literatura de cordel, sarau, dança, shows musicais, Slam (desafios poéticos), feira de zines, oficinas e espaço de leitura itinerante.

Realizado pela Giralua Companhia de Artes, com a produção executiva da Arte & Efeito Produções, o Feleli foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (Proac), recebendo também apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. Toda programação é gratuita (veja no anexo). O Festival promove a integração da literatura com outras linguagens artísticas, como música, dança, teatro e artes visuais e envolve artistas brasileiros e de outros países da América Latina.

Serão 40 ações artísticas em 10 dias de evento, distribuídas em diversos espaços da cidade, como forma de estimular a mobilização local e a apreciação literária. Os bairros e espaços que vão receber a programação são Altos da Cidade, Vila Dutra, Distrito de Tibiriçá, Vila Falcão, Vila Cardia, Centro, Núcleo Gasparini (Índía Vanuíre), Jardim da Grama, Jardim América e Estoril, Jardim Botânico, Bosque da Comunidade, praças, auditório da ITE, Sesc, Centro Cultural, praças, entre outros.

Para Valsineire Castro, idealizadora do Feleli, o festival é importante pois tira os artistas da “zona de conforto”. “O Festival é altamente generoso, pois dialoga com todas as idades. É importante pois corrobora com as falas do mestre Antônio Cândido sobre a função humanizadora da literatura. É um festival que conta com uma equipe elegantemente responsável, distribui recursos públicos, alcança com muito carinho regiões periféricas da grande cidade de Bauru. O Feleli pretende, desde sua concepção, ser um ponto de encontro amável e vigoroso entre artistas, produtores e público”, afirma.

Em 2018, O público total atingido foi de 3.035 pessoas, com 41 pessoas envolvidas na organização, por meio do apoio do Programa de Estímulo à Cultura do Município (PEC). Para este ano, a expectativa é alcançar diretamente uma média de 4.500 pessoas.


Arquivos Disponíveis


IV Festival de Leitura e Literatura percorrerá bairros de Bauru