30/01/2019 | Minha Casa Minha Vida

Aprendizado com resultados: alunos aprendem, ajudam a preservar patrimônio público e ingressam no mercado de trabalho

Iniciativa da Prefeitura de Bauru capacita moradores de diferentes empreendimentos para reparos de infraestrutura

Nesta semana, moradores dos empreendimentos residenciais Monte Verde I e Três Américas I, do Minha Casa Minha Vida, arregaçaram as mangas e colocaram a mão na massa para executar pequenos reparos na EMEI Carlos Gomes Peixoto de Mello , no Jardim Vânia Maria. A iniciativa corresponde às aulas práticas do curso de manutenção residencial, oferecido pela Prefeitura junto ao Programa.

Pinturas e restaurações hidráulicas e em revestimentos estão sendo executadas na unidade escolar pelos participantes do curso. “A ideia surgiu para atender às necessidades de reparos dos beneficiários em suas casas ou apartamentos. Depois pensamos em que as aulas práticas pudessem contribuir para a preservação do patrimônio público e estímulo ao sentimento de pertencimento dos envolvidos”, conta Vanessa Ramos, coordenadora do Minha Casa Minha Vida.

Ela também explica que o curso de manutenção residencial surgiu da necessidade de reparos nos próprios empreendimentos, uma vez que esses consertos não cobertos pela garantia. “A qualificação busca capacitar os moradores para que eles auxiliem no cuidado com as instalações dos próprios residenciais”, esclarece.

Mas não para por aí. As aulas, que contam com certificação, também preparam para o mercado de trabalho. “Estamos sempre acompanhando o sucesso de todos que participam dos cursos. Recentemente, recebemos a boa notícia que alguns participantes já foram contratados para atuar no mercado de trabalho. Isso nos motiva muito, ainda mais num momento que nossa cidade vive uma retomada econômica importante na geração de emprego e renda. Outro destaque dessa ação é que além de capacitar as pessoas para o mercado de trabalho e contribuir para dar manutenção nos empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, quem participa do curso de manutenção residencial tem ajudado a zelar pelo patrimônio público, como é o caso dos reparos que estão sendo feitos na escola municipal de educação infantil Carlos Gomes Peixoto de Mello , no Jardim Vânia Maria”, destaca Gazzetta - prefeito de Bauru.

Ao todo, 156 pessoas participaram das aulas, totalizando 17 turmas, ou seja, uma por empreendimento. “Quem participou também ganhou as ferramentas usadas durante os reparos”, conta Vanessa.

Puderam participar das aulas pessoas acima de 16 anos, sem exigência prévia quanto à escolaridade.

No momento, há duas turmas em atividade. Com o término destas, ainda não há previsão de novas turmas. No entanto, devido ao sucesso da iniciativa, a Prefeitura junto à equipe de projetos sociais do Programa Minha Casa Minha vida, estuda continuar desenvolvendo atividades de apoio à autonomia e desenvolvimento socioeconômico dos moradores.

Aprendizado com resultados: alunos aprendem, ajudam a preservar patrimônio público e ingressam no mercado de trabalhoAprendizado com resultados: alunos aprendem, ajudam a preservar patrimônio público e ingressam no mercado de trabalhoAprendizado com resultados: alunos aprendem, ajudam a preservar patrimônio público e ingressam no mercado de trabalhoAprendizado com resultados: alunos aprendem, ajudam a preservar patrimônio público e ingressam no mercado de trabalhoAprendizado com resultados: alunos aprendem, ajudam a preservar patrimônio público e ingressam no mercado de trabalhoAprendizado com resultados: alunos aprendem, ajudam a preservar patrimônio público e ingressam no mercado de trabalhoAprendizado com resultados: alunos aprendem, ajudam a preservar patrimônio público e ingressam no mercado de trabalho