23/01/2019 | Bem-Estar Social, Saúde, Gabinete

Gazzetta e MPF discutem divulgação da Lei do Minuto Seguinte e de exames de mamografia

Nesta quarta-feira, 23/01, o Prefeito Gazzetta e os secretários municipais de Saúde, José Eduardo Fogolin e de Bem-Estar Social, José Carlos Fernandes, estiveram reunidos com o Procurador da República, Pedro Antonio de Oliveira Machado.

Também participaram da reunião a Chefe de Gabinete, Majô Jandreice, representantes da OAB Bauru e técnicos das secretarias de Saúde e de Bem-Estar Social.

Durante o encontro foram iniciadas as tratativas para a intensificação da divulgação da Lei do Minuto Seguinte, que dá o direito à mulher vítima de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar, nos hospitais públicos, visando ao controle e ao tratamento dos agravos físicos e psíquicos decorrentes de violência sexual, e encaminhamento, se for o caso, aos serviços de assistência social.

Outro assunto discutido foi a divulgação da importância do exame anual de mamografia para as mulheres na faixa de rastreabilidade do Ministério da Saúde, que é de 50 a 69 anos, independente de indicação médica.

Para auxiliar no rastreamento e levantar a demanda, a Secretaria de Saúde criou um sistema de inscrição on line para as mulheres dessa faixa etária manifestarem interesse na realização do exame.

A Prefeitura também irá adquirir um mamógrafo digital e também conseguiu a doação de três mamógrafos convencionais pela Receita Federal e que estão passando por manutenção. Esses equipamentos irão agilizar os exames e consequentemente o rápido diagnóstico de possíveis casos de câncer.

Gazzetta e MPF discutem divulgação da Lei do Minuto Seguinte e de exames de mamografiaGazzetta e MPF discutem divulgação da Lei do Minuto Seguinte e de exames de mamografiaGazzetta e MPF discutem divulgação da Lei do Minuto Seguinte e de exames de mamografiaGazzetta e MPF discutem divulgação da Lei do Minuto Seguinte e de exames de mamografia