06/12/2018 | Cultura

DEA apresenta espetáculos de Teatro nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira (06/12), a partir das 20h, os alunos de Teatro da Divisão de Ensino às Artes da Secretaria Municipal de Cultura, das Turmas de Teatro Infantil I e II (de 11 à 13 anos) e Teatro III (A partir de 14 anos) apresentam três cenas curtas, com duração de 10 a 20 minutos cada. A apresentação é orientada pela professora Susan Lopes.

Após estudos sobre estrutura de texto teatral (que integra a grade do curso) e pesquisas sobre a historia do município, as turmas de Teatro Infantil desenvolveram duas cenas: A primeira centrada na insólita inauguração do Cemitério da Saudade, cujo primeiro enterro foi o do próprio doador do terreno. A segunda cena traz um encontro secular entre personagens do folclore local: os Fantasmas da Noiva de Tibiriçá e da Noiva da Chácara, dos Vereadores da Câmara Municipal e de João Henrique Dix, além da Freira Fantasma e de seu colega, o Lobisomem da Estação Ferroviária.

Já a turma de Teatro III apresenta uma adaptação do texto “Quanto Custa o Ferro”, de Bertolt Brecht. Umm homem misterioso aparece em uma pacata localidade, provocando reações singulares em seus moradores, propondo ao espectador uma reflexão sobre a violência e a cultura do medo. Mesmo escrito à quase um século, a montagem se mantém atual, como crítica à maioria das sociedades contemporâneas.

Este espetáculo é o resultado final das atividades desenvolvidas por alunos de diversas modalidades artísticas, promovidas pela Secretaria de Cultura, por meio da Divisão de Ensino às Artes. Todas as atividades acontecem no Teatro Municipal.

Próximos Espetáculos
Já nesta sexta-feira (07/12), os alunos de música realizam audição, às 19h30, no Teatro Municipal. Os alunos e professores apresentarão sucessos da música mundial, representando todos os gêneros e estilos musicais, do sertanejo ao pop e da música caipira ao rock. A entrada é gratuita.

Será realizada uma apresentação fictícia “Rádio Divisão”, um programa descontraído e cheio de informações sobre as canções apresentadas. Os Instrutores Daniel Pola, José Ricardo Passetti, Chico Ribeiro e Stivy Henrique trazem convidados e cerca de 100 alunos dos cursos de flauta doce e violão para um espetáculo recheado de emoção.