03/12/2018 | Planejamento

Seplan reúne-se com Dnit e Rumo Logística para discutir melhorias no trânsito

A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) reuniu-se hoje (03), em São Paulo, com a superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e com diretores da empresa Rumo Logística para discutir melhorias no trânsito de Bauru.


O encontro tratou sobre a regularização das passagens de nível da malha ferroviária existentes nas áreas urbanas da cidade. Além disso, a Seplan deu sequência ao pedido por melhorias no tocante à logística dos comboios ferroviários.

A solicitação referiu-se aos horários de passagem de trens em área urbana, uma vez que há problemas gerados pelas passagens de nível em horários de pico, como congestionamentos no tráfego de veículos, por exemplo, obstruindo assim importantes vias bauruenses.

Durante a reunião, a Seplan oficializou um pedido, por meio de ofício, para que não haja passagem de trens em áreas urbanas durante horários de trânsito intenso. A restrição da circulação de trens para horários com menor fluxo de veículos vai de encontro à necessidade por melhorias na mobilidade urbana.

Na semana passada, a Prefeitura deu início às tratativas sobre a possível realização de contornos da linha férrea. Inclusive, o prefeito Clodoaldo Gazzetta solicitou ao Dnit um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) sobre o contorno, que traria melhorias urbanísticas e resoluções para problemas de mobilidade urbana.