03/10/2018 | Obras

Prefeitura realiza obras de melhorias no sistema de drenagem da cidade

Aproveitando os últimos seis meses, onde as chuvas foram mais escassas, a Secretaria de Obras realizou diversas intervenções no sistema de drenagem da cidade, como forma de amenizar possíveis danos causados pela época de chuva, que, com a chegada da primavera, se tornam mais frequentes e de maior intensidade.

Nesse período, a Divisão de Drenagem da Secretaria implantou galeria de tubos com diâmetros de 1m, 1.20m e 1.50m de redes de galeria em diferentes bairros, como Chácaras Duas Meninas, Núcleo Geisel, N. H. Edson F. da Silva (Bauru XVI), além da Rua Luís Levorato, no Jardim Marabá e no Pq. Val de Palmas.
No Jardim Marabá, a galeria de águas pluviais está sendo ampliada com a instalação de duas linhas de tubos para a captação das águas pluviais da Rua Luis Levorato, além da construção de bocas de lobo nos quarteirões 04 a 06 da via.

Já no Parque Val de Palmas estão sendo implantadas galerias de águas pluviais, no final da Rua Luiz Crepaldi, assim como a construção de caixas para dissipação de energia. Essas ações garantirão um escoamento e direcionamento correto das águas oriundas das chuvas já considerando o crescimento futuro dos bairros e uma forma de evitar erosões, além de possibilitar a implantação de asfalto no local, no caso do Parque Val de Palmas e do Jardim Marabá.

Outra forma de minimizar as enchentes é a realização de limpeza e reparos das bocas de lobo, visando a desobstrução e o aumento da capacidade de coleta de água, evitando que enxurradas causem mais danos ao asfalto. Nesse quesito, foram trabalhadas nesse período, 466 bocas de lobo em diversos bairros da cidade, como na Avenida Nações Unidas, Parque Jaraguá, Vila Dutra, Centro, Parque São Geraldo, Bela Vista, Parque União, entre outros.

Durante a realização da limpeza são encontrados os mais variados materiais obstruindo as bocas de lobo, desde garrafas pets, pneus, TVs, peças de carros, velotrol, colchão, além de sacos de lixo. Outra ação desenvolvida pela Secretaria de Obras tem sido junto às escolas do município com o foco de explicar às crianças sobre a importância do destino correto para o lixo que cada um gera, foram palestras realizadas pelo Secretário de Obras, até o momento em 8 escolas nos 2 turnos de aula.

A Prefeitura também realiza a campanha “Boca de Lobo não é Lixeira” com o objetivo de conscientizar a população para não jogar lixo nas bocas de lobo.

De acordo com o Secretário de Obras, Ricardo Olivatto, essas ações não vão dar a solução definitiva com a questão das enchentes no município, mas são fundamentais para minimizar os impactos decorrentes desse período que se aproxima. A Prefeitura conta com um projeto de macrodenagem, porém como os custos são superiores a R$ 200 milhões, o Prefeito Clodoaldo Gazzetta vem fazendo gestões em Brasília, na tentativa de conquistar, a fundo perdido, a verba necessária para a realização das obras.

Bauru XVIPrefeitura realiza obras de melhorias no sistema de drenagem da cidadePrefeitura realiza obras de melhorias no sistema de drenagem da cidadePrefeitura realiza obras de melhorias no sistema de drenagem da cidadeJd. MarabáPrefeitura realiza obras de melhorias no sistema de drenagem da cidadePq. Val de PalmasPrefeitura realiza obras de melhorias no sistema de drenagem da cidade