14/09/2018 | Meio Ambiente

Jardim Botânico inicia 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico” neste domingo

Neste domingo, 16/09, o Jardim Botânico inicia a 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico”.

O show de abertura será do grupo “Quarteto Regional do Choro”, formado pelo Maestro Badê (piano e acordeon), Ivan Bulhoes (clarinete e violão), Paulo Villaça (bandolim, cavaquinho e violão 7 cordas) e Paulo Del Nery (percussão). O repertório conta com clássicos do choro de compositores como Jacob do Bandolim, Waldyr Azevedo, Pixinguinha, K-Ximbinho, Ernesto Nazaré, Hamilton de Hollanda, Abel Ferreira, Zequinha de Abreu. Na formação instrumental os músicos utilizam bandolim, cavaquinho, clarinete, violão, violão sete cordas, pandeiro e acordeom, sendo que alguns membros do grupo trocam de instrumentos durante os shows.
O Quarteto visa tocar e divulgar o Choro, incentivando aos demais músicos e estudantes de música a estudarem o gênero, além de levar o "Chorinho" para que diferentes gerações possam relembrá-lo, conhecê-lo e apreciá-lo, promovendo assim, a divulgação desse riquíssimo estilo musical. O grupo é formado por professores e músicos profissionais que atuam na área, tanto da educação musical, como em shows, interpretando, além de choro, outros estilos como jazz e bossa. O quarteto, anteriormente com o nome “Regional do Villaça”, vem realizando shows em teatros, auditórios, casas de shows, feiras, shows beneficentes e festivais desde 2005.
“O projeto teve início em 2009, com o objetivo de unir a música e a natureza em um mesmo local. Desde então, a Praça dos Bambus se tornou palco para apresentações musicais que acontecem todos os anos, a partir do mês de setembro até o início de dezembro, quinzenalmente, aos domingos a partir das 10h. Durante o período do projeto, também é comemorado a chegada da Primavera (23/09), o Dia Nacional do Cerrado (11/09) e o Dia da Árvore (21/09)”, informa o diretor do JB, Luiz Carlos de Almeida.
Durante esses 10 anos o projeto deu oportunidade para 375 artistas expressarem seus talentos musicas, sempre valorizando o melhor da Música Popular Brasileira. Foram 64 apresentações de variadas formas: individuais, em grupos, corais, bandas e orquestras, com grande diversidade cultural de músicos da cidade de Bauru e região, sem falar nos encerramentos memoráveis com Tetê Espindola, Saulo Laranjeira, Lô Borges, Lula Barbosa, Toninho Ferragutti e Claudio Nucci. Nesses nove anos, o projeto recebeu um público de mais de 16 mil pessoas.
Para o diretor a palavra que hoje define o projeto é “Encontro”, encontro com a música, com a natureza, com amigos, sentimentos e lembranças que só a música pode proporcionar. “O projeto é um sucesso graças ao local agradável, aos funcionários dedicados, ao público fiel e educado, aos músicos de qualidade, ao Governo Municipal, que apoia o projeto através da Secretaria do Meio Ambiente e aos parceiros do projeto Amigos da Natureza que sempre apoiam e valorizam essa iniciativa”, ressalta o diretor.
“Um Canto no Botânico” é uma iniciativa do Jardim Botânico Municipal de Bauru e conta com a parceria das empresas do projeto “Amigos da Natureza”: AGNALDO DISARZ CIRURGIA PLÁSTICA; BATERIAS ROUTE; BATERIAS TUDOR; BAURU OUTDOOR; BAURU PAINÉIS; CERÂMICA COSTA LOPES; CIDADE OUTDOOR; CLINICA VIGUS; COMPAC; CONSTEL TELECOM; COPICAL TINTAS; CRIARTE; ECOART; GRUPO LWART; GUEDES DE AZEVEDO; JAGUACY AVOCADO; LIONS CLUB BAURU BELA VISTA; OMNIGRÁFICA; PHARMACIS FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO; PRAÇA BRASIL SALGADOS; SERVIMED; SOBRA FÉRTIL; STOCKMAT; THERMIC; e UNIMED BAURU e conta com o apoio da PALAMIN IMPRESSÃO DIGITAL na divulgação.


OS MÚSICOS

Badê iniciou a carreira musical aos 10 anos de idade, tocando acordeon e em seguida piano. Compositor, arranjador e professor de piano e acordeon no conservatório Bauruense de Música. Toca todos os gêneros musicais e ainda atua na noite bauruense. Paulo Villaça, (violão 7, cavaco, bandolim), atualmente tem se dedicado a aulas de música em sua escola. Ivan Bulhões (Clarineta e violão) fez parte da Orquestra Véritas, é um músico bastante versátil que acompanha vários estilos. Paulo Del Nery, (Pandeiro), professor e baterista, também foi integrante da Orquestra Véritas.
Todos os integrantes já atuaram em vários grupos e acompanharam músicos famosos, tocando vários estilos.

Acompanhe a programação no blog do JB: www.jbbauru.blogspot.com, pelo facebook: Jardim BotânicoMunicipal de Bauru.


SETEMBRO

16
Badê, Paulo Villaça, Paulo Del Nery e Ivan Bulhões - Chorinho


30
Leda Rafaela - MPB

OUTUBRO
07
Manu Sagiorro e Norba Motta – MPB

21
Eliel Firmino – MPB

NOVEMBRO
11
Nelson Itaberá

25
Cris Ventura

DEZEMBRO
02
Orquestra Sinfônica Municipal

Jardim Botânico inicia 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico” neste domingoJardim Botânico inicia 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico” neste domingoJardim Botânico inicia 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico” neste domingoJardim Botânico inicia 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico” neste domingoJardim Botânico inicia 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico” neste domingoJardim Botânico inicia 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico” neste domingoJardim Botânico inicia 10ª edição do projeto “Um Canto no Botânico” neste domingo