14/09/2018 | DAE

Funcionários do DAE iniciam novo curso em atendimento a normas do Ministério do Trabalho

Cerca de 60 funcionários do DAE iniciaram nesta quinta-feira (13), participação nas atividades práticas no curso para Trabalho em Espaço Confinado, conforme determina a NR33 do Ministério do Trabalho. As aulas teóricas foram realizadas nas dependências do DAE, nos dias 05 e 06 deste mês.

Esse treinamento que será encerrado nesta sexta-feira (14), totalizando 16 horas está sendo realizado na Unidade de Reservação (UR-08), localizada na Alameda dos Jasmins, no Parque Vista Alegre. Ainda neste mês haverá três aulas complementares para a formação de 13 supervisores.

De acordo com a Técnica em Segurança, Lea Cristina de Souza, instrutora do curso, antes de iniciar um trabalho em ambiente confinado são necessárias algumas providencias como: analisar os riscos no local, para evitar acidentes; definir a equipe, com o supervisor que irá autorizar a entrada no espaço confinado; conferir os equipamentos e checar, através de um aparelho específico a presença de gases e os riscos de explosões e montar adequadamente os equipamentos de segurança, incluindo o tripé com guincho resgatador.

O curso de NR-33 está sendo ministrado em atendimento às Normas de Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e é obrigatório para empresas que exercem atividades em espaços confinados.

Estão participando servidores das áreas de Eletromecânica, Construção Civil, ETA, além dos Técnicos de segurança do SEESMT. Além desse treinamento, o DAE já realizou em agosto curso para Trabalho em Altura e está preparando outro para Segurança em Trabalhos com Eletricidade.

Funcionários do DAE iniciam novo curso em atendimento a normas do Ministério do TrabalhoFuncionários do DAE iniciam novo curso em atendimento a normas do Ministério do TrabalhoFuncionários do DAE iniciam novo curso em atendimento a normas do Ministério do Trabalho