14/09/2018 | Educação

Professores da Divisão de Educação Especial conhecem Biblioteca Falada da Unesp

Professores municipais da Divisão de Educação Especial que integram o Grupo de Trabalho de Deficiência Visual visitaram nesta quinta-feira (13) a Biblioteca Falada da Unesp de Bauru.

A visita teve como objetivo conhecer a "mídia sonora acessível" do local, além de estabelecer parcerias para formação de professores e a produção de materiais que servirão de base para alunos com deficiência visual matriculados no sistema municipal de ensino.

O grupo de professores, coordenado pela professora Kátia de Abreu Fonseca, tem se debruçado em estudos e atividades práticas para oferecer atendimento de qualidade aos alunos, com intuito de agir como multiplicadores para outros professores.

A Biblioteca Falada é um projeto de extensão da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, campus de Bauru, que realiza a transformação de textos literários e/ou jornalísticos do formato impresso para o áudio, a partir dos processos de adaptação de roteiro, locução e sonoplastia/sonorização. Também são realizadas audiodescrições de imagens, fotografias, desenhos, filmes, videoclipes e outros produtos audiovisuais. Os textos convertidos, provenientes de livros, revistas e jornais, internet, banco de filmes e outras fontes são escolhidos com base nas demandas e sugestões dos alunos do Lar Escola Santa Luzia para Cegos de Bauru.




Professores da Divisão de Educação Especial conhecem Biblioteca Falada da UnespProfessores da Divisão de Educação Especial conhecem Biblioteca Falada da Unesp