28/08/2018 | Educação, Minha Casa Minha Vida

Crianças da rede municipal de ensino e de empreendimentos do MCMV ganham brinquedotecas com mais de 1.700 itens

A Prefeitura de Bauru, através do Trabalho Social do Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), acaba de implantar o projeto-piloto “Brinquedoteca Itinerante”. O objetivo é propiciar a crianças e adolescentes de comunidades mais vulneráveis a oportunidade de acesso à recreação, brincadeiras e oficinas, possibilitando a expansão de habilidades, aprendizado e criatividade.


O projeto faz parte do Plano de Articulação Intersetorial das Macroáreas do Programa MCMV e é uma proposta inédita no país. As brinquedotecas, distribuídas em caixas plásticas e separadas por conteúdos, irão percorrer os empreendimentos faixa I do Programa e as escolas da rede municipal de educação infantil e ensino fundamental dos territórios.

No total foram adquiridas cinco brinquedotecas com 1.775 itens variados, entre carrinhos de passeio, bonecos em tecido, cozinha infantil e jogos. O investimento é do Governo Federal e totaliza R$ 61.635,15. O recurso foi adquirido através da elaboração de um projeto feito pela equipe social do Programa MCMV de Bauru.

Sua criação possibilita espaços planejados intencionalmente para ação direta com o mundo dos objetos concretos, estimulando o desenvolvimento, valorizando as brincadeiras e atividades lúdicas, além de proporcionar a responsabilidade e cooperação entre as crianças. “A ideia é estimular brincadeiras que superem práticas conservadoras e preconceituosas entre crianças. Uma das brincadeiras, denominada “Kit Casa” propõe a interação entre as crianças nas atividades domésticas que vão além da questão do gênero”, explica a responsável técnica do Trabalho Social, Vanessa Ramos.

A Prefeitura ainda está recebendo outros 52 itens do “Projeto Coral” (40 violões, 10 bandinhas e 2 teclados) e cinco jogos de xadrez gigantes do “Projeto Ludoteca”.


Crianças da rede municipal de ensino e de empreendimentos do MCMV ganham brinquedotecas com mais de 1.700 itensCrianças da rede municipal de ensino e de empreendimentos do MCMV ganham brinquedotecas com mais de 1.700 itens