12/06/2018 | Bem Estar Social

Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

O Secretário do Bem-Estar Social (Sebes) José Carlos Fernandes abriu nesta terça-feira, 12/06, a Campanha contra o Trabalho Infantil, celebrado mundialmente nesta mesma data.

A Campanha acontece em parceria com a Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Cometi) e o Tribunal Regional do Trabalho (TRT 15 ª Região).

Também participaram da abertura o promotor de Justiça da Infância e Juventude, Lucas Pimentel de Oliveira, a coordenadora do Juizado Especial da Infância e da Adolescência, Dra. Ana Claudia Pires Ferreira de Lima, os secretários municipais de Educação, Isabel Miziara e de Cultura Luiz Fonseca, a presidente da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Ana Carolina Guedes Hyppolito, além de diretoras da Secretaria do Bem-Estar Social, empresários e entidades assistenciais.

O evento aconteceu no Teatro Municipal e contou com a apresentação da Camerata do CEU das Artes, que executou as canções “Aleluia” de Leonard Cohen, Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, Irmão Sol, irmã Lua, de Riz Ortolani e Donavan e “Além do Arco-íris” de Harold Arlem e a mesa redonda “Ações para Erradicação do Trabalho Infantil”, voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas), professores, universitários e público em geral.

Na quarta-feira (13) será realizado o espetáculo “Tempo de Criança”, no Auditório do Bloco I da Instituição Toledo de Ensino (ITE), em dois horários: 9h30 e 14h. O evento é voltado para o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes (6 a 15 anos), Jovens, Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego e Serviço de Acolhimento Institucional - Abrigo para Crianças e Adolescentes.

Ainda como parte da programação, na quinta-feira (14), terá a oficina “Trabalho Infantil: História e Manejo no Atendimento a crianças e adolescentes e o Sofrimento Ético Político dos Profissionais”, nas salas da ITE, em dois períodos: das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, destinada aos Educadores Sociais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Crianças e Adolescentes, Programa de Estímulo ao Primeiro Emprego, Serviço de Acolhimento Institucional - Abrigo para Crianças e Adolescentes e Professores.

O Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil foi instituído pela Organização internacional do trabalho (OIT) em 12 de junho de 2002, ano da apresentação do primeiro Relatório Global sobre o trabalho Infantil na Conferência Internacional do Trabalho. No Brasil o dia 12 de junho foi instituído pela lei n°11.542/2007.

Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil Sebes abre programação do Dia Mundial contra o Trabalho Infantil