16/05/2018 | Cultura

Teatro Municipal recebe espetáculo “Tropicália Bananas ao Vento” nesta sexta

A Companhia Estável de Dança apresenta nesta sexta-feira (18), às 20h, o musical “Tropicália Bananas ao Vento” de Sivaldo Camargo, no Teatro Municipal de Bauru. A entrada é gratuita.

O Musical mostra por meio da Dança, Teatro, Música e Artes Plásticas o que foi o Movimento Tropicalista. O elenco é formado por 12 bailarinos: Ana Beatriz Rodrigues, Ana Rocha, Bia Tardivo, Ester Fernandes, Julia Date, Julia Zanini, Julia Soares, Mariela Mira, Roberta Borges, Thainá Fernada, Luiz Felipe e Marcos Arantes.

O espetáculo conta também com participações especiais dos atores Roger Lima, Andressa Francelino, Camila Caparroz e do Artista Plástico Silvio Selva.


A Tropicália
O Tropicalismo revolucionou o cenário da música popular brasileira, no final da década de 1960. Em maio de 1968, começaram as gravações do álbum Tropicalia ou Panis et Circencis que seria o manifesto musical do movimento. Teve a participação dos artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil,do compositor Tom Zé, dos letristas Torquato neto e Capinam, dos maestros e arranjadores Rogério Duplat e Júlio Medaglia do Trio Os Mutantes e das cantoras Gal Costa e Nara Leão.

Diferentemente da Bossa Nova, que introduziu uma forma original e um estilo de compor e interpretar, a Tropicália não pretendia sintetizar um estilo musical, mas instaurar uma atitude e libertação e anti enquadramentos, prestigiando os traços da cultura brasileira, habitualmente rejeitadas pelos grupos que insistiam em categorizar vertentes ideológicas, políticas ou de outra ordem. O Movimento que mudou de forma determinante a moderna música popular brasileira é apresentado em “Tropicália Bananas ao vento”, com a mesma irreverência e deboche de 1967.



Companhia Estável de Dança de Bauru

Criada em 2012, pela Prefeitura Municipal de Bauru, a Companhia Estável, que é formada por um elenco de jovens bailarinos, vem se destacando no cenário cultural da cidade.
A companhia possui em seu repertório 18 coreografias assinadas por consagrados coreógrafos. Ao longo de sua trajetória consolidou importantes projetos como: “Integração”, “Companhia Solidária”, “Acordes & Movimentos” ,“Imagens & Movimentos”. Pela primeira vez, a Companhia Estável de Dança participa da Mostra Paulo Neves de Teatro do FACE, com a apresentação do espetáculo “Tropicália Bananas ao Vento”.

SERVIÇO
“Tropicália Bananas ao Vento”
Local: Teatro Municipal de Bauru
av. Nações Unidas, 8-9
Data: 18/05, às 20h
Entrada Gratuita

Foto: DivulgaçãoTeatro Municipal recebe espetáculo “Tropicália Bananas ao Vento” nesta sextaTeatro Municipal recebe espetáculo “Tropicália Bananas ao Vento” nesta sextaTeatro Municipal recebe espetáculo “Tropicália Bananas ao Vento” nesta sexta