12/01/2018 | Cultura

Clube Cultural Nipo Brasileiro promove o XIII KAWASUJI FEST BAURU

Em comemoração aos 110 anos de ImigraçãoJaponesa o Clube Cultural Nipo Brasileiro de Bauru, por meio de seu Departamento de Taiko e com apoio da Prefeitura Municipal, realiza nos dias 20 e 21 de janeiro, o XIII Kawasuji Fest, um grande evento artístico que reunirá aproximadamente 300 tocadores de taiko (tambor em japonês), vindos de várias cidades do país para participarem de workshops e apresentações que prometem encantar o público bauruense.

O Kawasuji é um estilo de taiko trazido da província de FUKUOKA, no Japão, através de Yukihisa Oda, que visitou o Brasil pela JICA (Japan Internacional Cooperation Agency), no ano de 2002. É um dos principais responsáveis pela popularização do taiko brasileiro nos últimos anos.

A programação do dia 20 (sábado) será composta por um workshop exclusivo para os tocadores dos 14 grupos participantes do evento, ministrado pelos senseis (mestres) Daiki Tsujimura, Enzo Shirosaki e Yugo Shirosaki, do Grupo Japan Marvelous Drummers, de Fukuoka/Japão, que faz uma participação especial no evento.

O workshop acontecerá na Associação Luso Brasileira, das 9h às17h30, e é restrito aos tocadores. Pessoas interessadas em acompanhar o evento terão acesso permitido mediante identificação junto aos organizadores na portaria do Clube.

No domingo, dia 21, a programação terá início às 9h com a abertura oficial do evento e apresentações dos grupos no Anfiteatro Guilhermão/Campus da Unesp, a entrada gratuita no entanto os ingressos devem ser retirados antecipadamente, ao limite de 2 por pessoa, nos locais: Clube Cultural Nipo Brasileiro (Rua Monsenhor Claro, 9-51 – tel.3223 2845) e Hanawa Eletroeletrônica (Rua Gerson França, 6-12 – tel. 3223 88 80).

Como colaboração os organizadores pedem a doação de 1 Kg de alimento não perecível na retirada do ingresso (lembrando que deverá estar com prazo de validade para consumo). Os alimentos serão repassados ao Fundo Social de Solidariedade de Bauru.

O show de encerramento acontecerá às 18h com apresentação do grupo de taiko japonês Japan Marvelous Drummers.

O evento tem o patrocínio das empresas: Caixa Econômica Federal, Mezzani, Grupo Dhg – (Mori Motors / Top | Hmb), Ebara Indústrias Mecânicas e Comércio, Mini so Brasil, Imagem Diagnósticos Médicos, Confiança Supermercados , Itiban , Perfumaria Sumirê, Blue Tree Towers Bauru Hotel, Bild Desenvolvimento Imobiliário, City Hotel Bauru, Hanawa Elétrica, Sesi-Bauru

Programação
Dia 20/01/2018 – Luso de Campo – Workshop para os 14 grupos de tocadores de taiko inscritos no festival das 09h às 12h e das 13h30 às 17h30 que será ministrado pelo Grupo Japan Marvelous

Dia 21/01/2018 – Anfiteatro Guilherme R. Ferraz – Unesp/Bauru
9h – abertura oficial - pronunciamento das autoridades e apresentação do Muguenkyo Bauru Wadaiko;
-Ryuumei Wadaiko – Araçatuba/SP
-Yanagi Taiko – São Carlos/SP
-Ikioidaiko – Taboão da Serra/SP
-Ryuukadaiko – Lins/SP
-Komyo – Rio de Janeiro/RJ
-Kawasuji Seiryu Daiko – Atibaia/SP
-Mizuho Wadaiko – São Bernardo do Campo/SP
-Hatsumi Taiko – São José do Rio Preto/SP
-Wakadaiko – Maringá/PR
-Kiendaiko – São Bernardo do Campo/SP
-Shinkyo Daiko – São Caetano do Sul/SP
-Mitsuba Wadaiko – Campinas/SP
-Washi Daiko – Ribeirão Pires/SP

Apresentação Final
Show de encerramento, 18h: “Japan Marvelous Drummers”


Grupos que também participarão do workshop
Fuugakazen – Manaus/AM
Rrushin Daiko – Cornélio Procópio/PR
Kaminari Wadaiko – Tupã/SP
Nisho Wadaiko – Araraquara/SP
Wakaba Taiko – Curitiba/PR
Dantai Fênix – Presidente Prudente/SP


JAPAN MARVELOUS DRUMMERS


Japan Marvelous foi criado em 2009, sendo um grupo que mantém a tradição dos instrumentos tradicionais japoneses mas buscando expandir as possibilidades com novas ideias e novos estilos.

Tendo atuado em mais de 20 países em todo o mundo, os integrantes do Japan Marvelous Drummers combinam o poder de instrumentos tradicionais do Japão com dança, humor e beleza, num intenso show rítmico. Esta extravagância musical exibe força fenomenal, coordenação e resistência. Um verdadeiro espetáculo da música japonesa.

Em 2014 em seu primeiro tour pela Escócia e Reino Unido, recebeu as melhores críticas de várias revistas e jornais. Em 2015, também na Escócia recebeu o prêmio do editor do Jornal “three weeks”, chamado “threeweeks editor award” sendo o primeiro e único grupo japonês a receber tal prêmio.

Ainda em 2015 participou do maior evento de baseball do Japão, “Taka no saiten” apresentando para aproximadamente 200.000 pessoas. Em 2016 na primeira edição asiática da Copa “Americas Cup” organizada pela Louis Vuitton, um dos campeonatos internacionais mais antigos do mundo, teve a honra de ser um dos únicos artistas/grupo convidados para se apresentar na cerimônia de premiação.

Em 2017 na 37ª edição do evento “umizukuri taikai”, um evento que incentiva a limpeza dos mares do Japão, teve a hora de apresentar na presença do Imperador do Japão. Também em 2017 recebeu o prêmio”Bunkasho”, ou Prêmio Cultural, sendo o único Grupo de Taiko a recebe esse prêmio em Fukuoka. Se tornando um dos grupos de Taiko mais importante e influente do Japão e do mundo.

Clube Cultural Nipo Brasileiro promove o XIII KAWASUJI  FEST BAURUClube Cultural Nipo Brasileiro promove o XIII KAWASUJI  FEST BAURUClube Cultural Nipo Brasileiro promove o XIII KAWASUJI  FEST BAURUClube Cultural Nipo Brasileiro promove o XIII KAWASUJI  FEST BAURU