11/08/2017 | Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Meio Ambiente

Participantes de programas estaduais de turismo visitam Zoológico de Bauru

O Parque Zoológico Municipal de Bauru recebeu nesta sexta-feira, dia 11, a visita de participantes de dois programas da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. 25 idosos do Programa Melhor Viagem e 20 crianças do Programa Turismo do Saber, todos da cidade de Gavião Peixoto, conheceram o acervo de mais de 800 animais do Zoo.

O passeio ocorreu graças ação conjunta da Secretaria Estadual de Turismo com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon). A diretora de Turismo da Sedecon, Marina Martins, acompanhou a visita.

Os programas
O Programa Melhor Viagem tem como objetivo viabilizar a grupos de terceira idade (acima de 60 anos) a realização de uma viagem para destinos turísticos do Estado. Essa iniciativa faz parte do Programa Estadual São Paulo Amigo do Idoso, instituído pelo Decreto nº 58.047, de 15 de maio de 2012, que dispõe da necessidade de implantação de projetos e ações pelos órgãos da Administração Direta ou Indireta, em beneficio desse público, que representa 11% da população paulista. O formato atual do programa consiste na realização de roteiros de um dia percorrendo atrativos turísticos de cidades do Estado.

O programa Turismo do Saber visa proporcionar a crianças de escolas públicas uma nova experiência de vida por meio do Turismo Social, na qual cada participante pode ter contato com diferentes paisagens, culturas, hábitos, recursos naturais, arquitetônicos, sociais, agregando novos valores, ampliando horizontes e adquirindo conhecimento que será levado para a vida dos turistas mirins. Trata-se de uma oportunidade única de interação social por meio não só do turismo, mas também da educação, da cultura, do meio ambiente, da cidadania, entre outras áreas.

A ação proporciona uma saída do ambiente escolar, com o objetivo de aprofundar os conteúdos desenvolvidos na sala de aula através da visita de um dia a determinados atrativos turísticos. Também é trabalhada a conscientização turística com os alunos participantes, abordando, de forma interdisciplinar, a atividade turística como fator de desenvolvimento sustentável e responsável.

Em ambos, as solicitações devem ser feitas diretamente pelas prefeituras municipais.

Participantes de programas estaduais de turismo visitam Zoológico de BauruParticipantes de programas estaduais de turismo visitam Zoológico de BauruParticipantes de programas estaduais de turismo visitam Zoológico de BauruParticipantes de programas estaduais de turismo visitam Zoológico de BauruParticipantes de programas estaduais de turismo visitam Zoológico de BauruParticipantes de programas estaduais de turismo visitam Zoológico de Bauru