18/05/2017 | Educação

Secretaria de Educação e CVV realizam palestra sobre conscientização em redes sociais

A Prefeitura de Bauru, através da Secretaria de Educação, realizou nesta quinta-feira, dia 18, mais uma atividade de prevenção e conscientização sobre os riscos de jogos e grupos em redes sociais. A palestra “Falando abertamente sobre suicídio”, foi ministrada por José Carlos dos Santos, do Centro de Valorização da Vida de Bauru, no Núcleo de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação Municipal (Napem).


Direcionada a professores e gestores do ensino fundamental, o encontro abordou um tema importante, porém pouco discutido no universo escolar. “Falamos sobre a prevenção ao suicídio, se as pessoas demonstram algum sinal de que pretendem agir dessa forma, se pedem socorro e como identificar esse pedido, quais as estatísticas entre os jovens no Brasil e no mundo. A faixa etária de pessoas em depressão mudou muito nos últimos anos, hoje temos crianças de 10, 12 anos com esse problema e já tentando o suicídio. Por isso, devemos nos preocupar muito com isso e buscar evitar essas tragédias”, explicou José Carlos dos Santos.

Anteriormente, a Secretaria de Educação já havia realizado outras três palestras voltadas à prevenção e conscientização sobre os riscos de jogos e grupos em redes sociais. “Competências Digitais e Segurança na Internet”, “Adolescência, Vulnerabilidade e Prevenção” e “Indícios e prevenção de adolescentes em condições de vulnerabilidade psicológica” foram os temas explorados nos encontros anteriores com professores da rede pública e particular, além de diretores e coordenadores pedagógicos da rede municipal.

A Secretaria de Bem-Estar Social também desenvolveu atividades com profissionais de assistência social que atuam com famílias, crianças e adolescentes do município, alertando sobre a necessidade de fortalecimento dos vínculos familiares como forma de prevenção às situações de risco que as crianças e adolescentes estão expostos no âmbito das redes sociais digitais.


A Secretária de Educação, Isabel Miziara, informa que o foco das atividades agora será outro. “Após essa palestra em parceria com o CVV vamos mudar o foco das ações, passando a intervir nos conselhos escolares e grêmios estudantis, será uma nova vertente, também prevista no nosso plano de ação”, finaliza a secretária.

Demais ações planejadas:
• Produção de material informativo e envio de orientações para as escolas;
• Carta aberta aos pais sobre o jogo;
• Ações na área da Psicologia Educacional – orientadas pela Profa. Patrícia Bodoni (Anhanguera);
• Atuação de alunos estagiários do curso de Psicologia da UNESP em orientações sobre bullying e o resgate de valores, voltado a alunos e professores em horário de ATPC;
• Ação com os Grêmios Estudantis, com objetivo de conscientizar os adolescentes sobre a valorização da vida;
• Envolvimento dos Conselhos Escolares para mobilização da comunidade escolar;
• Envolvimento dos meios de comunicação na disseminação de informações, abrindo espaço, inclusive, para especialistas;
• Encaminhamentos para acompanhamento com profissionais, se necessário.

Secretaria de Educação e CVV realizam palestra sobre conscientização em redes sociaisSecretaria de Educação e CVV realizam palestra sobre conscientização em redes sociaisSecretaria de Educação e CVV realizam palestra sobre conscientização em redes sociaisSecretaria de Educação e CVV realizam palestra sobre conscientização em redes sociais