18/05/2017 | Bem-Estar Social, Meio Ambiente

Prefeitura inicia Projeto Técnico Social da Usina de Resíduos Sólidos da Construção Civil

A Prefeitura Municipal de Bauru, através das secretarias municipais do Bem-Estar Social e do Meio Ambiente, está desenvolvendo o Projeto Técnico Social da Usina de Resíduos Sólidos da Construção Civil, com recursos do Fundo Socioambiental da Caixa Econômica Federal.


O objetivo do Projeto é disseminar informação sobre a importância da destinação adequada dos resíduos sólidos da construção civil e estimular mudanças de hábitos da população.

O Trabalho Técnico Social é desenvolvido pela empresa Central Americana de Treinamentos, Licitações e Serviços – CAT, que compreende um conjunto de ações educativas definidas pelos Eixos de Mobilização e Organização Comunitária, Educação Sanitária e Ambiental, despertando os cuidados com o meio ambiente.

As ações estão sendo desenvolvidas com os usuários dos oito Centros de Referência de Assistência Social - CRAS sobre a importância da utilização dos Ecopontos, distribuídos em oito regiões do município, dos materiais que podem ser entregues no local, bem como os resíduos sólidos da construção civil que são gerados pela demolição, reformas e reparos das pequenas obras, que serão enviados para Usina de Reciclagem Municipal transformando os resíduos em matéria prima para a produção de novos produtos.

Além dessas ações, foram realizadas capacitações dos profissionais envolvidos no Projeto, visitas na Unidade de Reciclagem de Resíduos Sólidos da Construção Civil, orientação junto aos alunos do Centro Educacional de Jovens e Adultos – CEJA e escolas de nível superior, divulgação de informações diretamente a população sobre os resíduos da construção civil e outros materiais depositados nos Ecopontos com Boletim Informativo e através do Busdoor.

Atualmente estão sendo realizadas nos CRAS palestras sobre Educação Sanitária e Ambiental, para que a comunidade tenha hábitos saudáveis, destinando adequadamente os Resíduos Sólidos da Construção Civil, de forma que os impactos causados no ambiente em que vivem sejam evitados ou reduzidos, como as doenças individuais e coletivas.

A proposta envolve o contato direto com a comunidade e a metodologia está sendo pautada nas diretrizes estabelecidas na Política Municipal de Educação Ambiental, que define ações e práticas educativas voltadas à sensibilização, conscientização, mobilização e formação coletiva para proteção do meio ambiente.

Prefeitura inicia Projeto Técnico Social da Usina de Resíduos Sólidos da Construção CivilPrefeitura inicia Projeto Técnico Social da Usina de Resíduos Sólidos da Construção CivilPrefeitura inicia Projeto Técnico Social da Usina de Resíduos Sólidos da Construção CivilPrefeitura inicia Projeto Técnico Social da Usina de Resíduos Sólidos da Construção Civil