25/09/2015 | DAE

Obras de interceptores de esgoto no Rio Bauru e Córrego Água Comprida em Fase Final

As obras de implantação dos interceptores de esgoto às margens do rio Bauru e córrego Água Comprida estão em fase final, com 90% dos serviços já concluídos.

Nesta sexta-feira (25), a empresa contratada, Stemag Engenharia deu continuidade aos serviços de passagem dos tubos em PEAD (Polietileno de Alta Densidade) no interior do túnel construído através do Método Não Destrutivo (MND), na altura do pátio ferroviário.

O MND consiste na técnica de perfurações no subsolo na horizontal com a montagem manual de chapas de aço corrugado, formando túneis de 1600 mm de diâmetro. Dentro desses túneis estão sendo passados os tubos em PEAD com diâmetro de 1000 mm, que conduzirão o esgoto até a futura Estação de Tratamento de Esgoto Vargem Limpa.

Também nesta sexta-feira foram concluídos os serviços de assentamento dos interceptores através do sistema convencional, por valas a céu aberto, no cruzamento da Avenida Nuno de Assis com a rua Alto Purus.

No total, as duas margens do rio Bauru receberam 5 mil metros de interceptores. Já no córrego Água Comprida, 6 mil metros de tubulações já foram implantadas, restando 450 metros para conclusão da obra. Os trabalhos neste trecho estão atualmente concentrados na altura da Avenida Cruzeiro do Sul.

Custeada pelo Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE) no valor de R$ 16.758.000,00, a obra é fundamental para a despoluição do trecho urbano do rio Bauru e necessária para garantir o tratamento de esgoto em Bauru, antes da construção da ETE Vargem Limpa.

Obras de interceptores de esgoto no Rio Bauru e Córrego Água Comprida em Fase FinalObras de interceptores de esgoto no Rio Bauru e Córrego Água Comprida em Fase FinalObras de interceptores de esgoto no Rio Bauru e Córrego Água Comprida em Fase Final