21/09/2015 | Cultura

Museu Histórico recebe exposição “Índios Bauruz”

A Secretaria Municipal de Cultura iniciou nesta segunda-feira, 21/09, como parte da programação da 9ª Primavera dos Museus, idealizada pelo Instituo Brasileiro de Museus (IBRAM) do Ministério da Cultura, que traz este ano o tema “Museus e Memórias Indígenas”, a exposição “Índios Bauruz”, por meio do acervo indígena do Museu Histórico Municipal de Bauru – MHMB.


A mostra está sendo realizada na Sala de Exposição do Museu Histórico, que fica na Rua Rio Branco, 3-16, centro, no período de 21/09 a 16/10, das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira. A entrada é franca.

O objetivo é trazer ao público particularidades da cultura dos Índios Kaingang ou Coroados, que no século XIX eram conhecidos também como índios Bauruz, justamente por habitarem a região onde se formou a cidade de Bauru. A exposição proporciona ao público contato com a memória que foi preservada, por meio de fotografias e objetos que marcam os primeiros contatos destes índios com os colonizadores da região.

A exposição se utiliza de recursos fotográficos, objetos do cotidiano indígena e um filme de média metragem, produzidos por jovens indígenas da etnia Terena.

Composta por 21 reproduções fotográficas que fazem parte do acervo do MHMB, a exposição reunirá o registro realizado pelos primeiros colonizadores que entraram em contato como Kaingang de forma pacífica na região de Bauru. No conjunto as fotos evidenciam as características físicas dos homens, mulheres e crianças, suas relações com os animais domésticos, suas armas de caça e proteção, formas de ocupação da mata, além de utensílios para a prática de vida cotidiana.

Também estarão expostos objetos construídos por diversos povos indígenas do Brasil em destaque para os Kaingang com suas cestarias, confeccionadas em fibra vegetal, revelando uma diversidade de técnicas de trançado e grafismo. Os gigantescos arco e flecha, característicos dos Kaingang estão reunidos com outras armas de caça, além de objetos utilitários produzidos em cerâmica.

A exposição conta também com a exibição do documentário “Isoneu Terena”, produzido por jovens indígenas da Aldeia de Ekeruá em Araribá, os quais realizaram o registro da memória oral dos moradores da aldeia, na busca pela identificação de suas tradições mais antigas.

Museu Histórico recebe exposição “Índios Bauruz”Museu Histórico recebe exposição “Índios Bauruz”