Minha Casa Minha Vida

Foi concluído em Bauru o maior evento descentralizado de oficinas de teatro do Brasil: 1º Festival de Artes Minha Casa Minha Vida.

De 08 a 15 de dezembro, várias oficinas percorreram os bairros de Bauru, onde estão localizados os empreendimentos: Nova Esperança (Água da Grama, Três Américas I, Três Américas II, San Sebastian), Mary Dota/Chapadão (Santana), Fortunato Rocha Lima (Chácara das Flores I e II), Colina Verde (Arvoredo), Jardim TV (Jd TV), José Regino (Ipês), Jd. Ferraz (Monte Verde I, II e III), Eucaliptos, Mirante da Colina, Moradas do Buriti, Jardim Ivone e São João do Ipiranga.

Ao todo foram 34 apresentações que abordaram os seguintes temas:

  • Violência doméstica;
  • Violência urbana e a banalização da vida;
  • Discriminação e diversidade racial (a questão do negro) e de gênero;
  • Direitos humanos.

A ideia de realizar o festival surgiu do contato feito entre a equipe do Programa Minha Casa Minha Vida e a população dos empreendimentos. Os temas abordados foram escolhidos porque as metodologias tradicionais como oficinas e palestras não seriam atrativas para atingir o público alvo do projeto. Através de diálogos e reuniões constantes entre equipes do MCMV, Secretaria da Cultura, Caixa Econômica Federal e Secretaria do Bem-Estar Social – SEBES surgiu a proposta de orientar a população dos empreendimentos de forma mais humana, suave, lúdica e que contribuíssem para gerar reflexão. Posteriormente, outras metodologias serão incorporadas, como a formação de grupos e encontros constantes para trabalhar com os temas identificados como prioritários nas comunidades.

O festival de teatro aconteceu dentro e nas proximidades dos empreendimentos, o que fez com ele deixasse sua marca como o maior evento descentralizado de oficinas de teatro do Brasil. Além disso, teve papel fundamental para contribuir com a formação do público que se identificou com as demandas culturais, o que é importante para a replicação de conteúdos e continuidade do projeto.

Entenda os Trabalhos Sociais e a importância do Plano de Desenvolvimento Socioterritorial – PDST clicando aqui.

Confira como foram as apresentações do 1º Festival de Artes Minha Casa Minha Vida:

Fotos

Publicações


« Voltar