O município de Bauru, em consonância com as leis nacionais sobre a Educação Especial criou em 26 de dezembro de 2005, por meio da Lei nº 5.321, o Serviço de Educação Especial; para atender alunos com deficiência e necessidades educacionais especiais, matriculados nas unidades escolares da rede municipal de ensino.

O Decreto nº 10.141 de 26/12/2005, que regulamenta a lei de criação dos serviços de educação especial e a resolução PMB/SME de 0102/08/2006, compõem a Legislação Municipal da Educação Especial.

A Educação Especial, no contexto da educação Inclusiva, oferece respostas pedagógicas diferenciadas aos alunos com necessidades educacionais especiais, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino e promove suporte pedagógico aos professores das classes regulares, nas quais os alunos encontram-se matriculados.

Desenvolve suas atividades nas Unidades Escolares:

  • Salas de Recursos
    É uma sala de aula, onde o professor especialista suplementa (no caso dos superdotados) e complementa (para os demais alunos) o atendimento educacional realizado em classes da Rede Regular de Ensino. Esse serviço realiza-se em unidades escolares, em local dotado de equipamentos e recursos pedagógicos adequados às necessidades educacionais especiais dos alunos. Pode ser realizado individualmente ou em pequenos grupos, para alunos que apresentem necessidades educacionais especiais semelhantes, em horário diferente daquele em que freqüentam a classe comum, ou, quando necessário, durante o período em que a freqüentam.

  • Itinerância
    É um serviço de orientação e supervisão pedagógica desenvolvida por professores especializados, que fazem visitas semanais às escolas para trabalhar com os alunos que apresentam necessidades educacionais especiais e com seus respectivos professores de classe comum, da Rede Regular de Ensino, pautado no trabalho cooperativo entre o professor do ensino regular e o professor especializado, os quais, através de atuação conjunta, deverão planejar e avaliar o desempenho dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Mantém convênio com entidades, sendo elas: APAE-Bauru, SORRI-Bauru, APIECE, Lar Santa Luzia para Cegos, Lar Escola Rafael Mauricio.


« Voltar