Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru

A Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru foi instituída pela Lei 5140, de 18 de maio de 2004 - formato .pdf (20Kb).

A Orquestra mantem aproximadamente 70 jovens em sua formação. São estudantes das redes pública e particular do ensino fundamental, médio e superior, com idade a partir de 11 anos, divididos em quatro naipes: cordas, percussão, metais e madeira.

Orquestra Sinfônica Municipal

Orquestra Sinfônica Municipal

Os jovens recebem uma bolsa para estudo musical e são coordenados pelos monitores, líderes de naipe e pelo regente Paulo Marcos Gomes Pereira. As atividades são realizadas de segunda a sexta, das 14h às 17h, no Automóvel Clube de Bauru.

Ensaio no Automóvel Clube de Bauru

Ensaio no Automóvel Clube de Bauru

O trabalho com os jovens vai além do ensino musical, despertando e estimulando a integração do grupo, autoafirmação, cooperação, disciplina e respeito. Discussões temáticas como cidadania, sexualidade e mercado de trabalho são apresentadas em forma de palestras, encontros e exibições de filmes, entre outros mecanismos de informação e comunicação.

Ao longo dos anos, a Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru selecionou um repertório bastante eclético, que contempla músicas eruditas, populares e trilhas de filmes. A Orquestra oferece ao público a beleza, a técnica e a emoção dessa manifestação artística que é a música.

Apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru
Apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru

Apresentação da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru

Regência da Orquestra

A Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru é regida pelo maestro Paulo Marcos Gomes Pereira desde a sua criação. Paulo estudou trompete e regência no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP. É professor de música pela Secretaria Municipal de Cultura e arranjador de peças para Bandas, Orquestras e grupos de Câmara. Também participa de grupos musicais como trompetista.

Regência da Orquestra Sinfônica Municipal

Regência da Orquestra Sinfônica Municipal

Como se inscrever na Orquestra?

No início e no meio do ano são oferecidas vagas gratuitas no Curso Preparatório de Teoria Musical para estudantes com idade a partir de 11 anos e limite de até 15 anos.

O curso de Teoria Musical é voltado para o estudo e prática de instrumento. O aluno tem a oportunidade de adquirir o conhecimento musical necessário para participar de uma prova seletiva, e, se aprovado, ocupar uma vaga existente na Orquestra.

Endereço

Automóvel Clube de Bauru
Praça Rui Barbosa, 1-23 – Centro
CEP 17010-200 | Bauru - SP
Telefone: 3212-1058

Horário: 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h
Ensaios: quarta-feira, às 14h30.


« Voltar