25/09/2013 | Cultura

Cultura e parceiros realizam o 5º Encontro de Ferromodelismo na Antiga Estação Ferroviária

Neste sábado e domingo (28/09 e 29/09), a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Cultura e a Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru ( APFFB) realizam o 5º Encontro de Ferromodelismo, na Antiga Estação Ferroviária de Bauru.

O evento tem por objetivos, divulgar a importância da Ferrovia no passado, presente e futuro, proporcionar a interdisciplinaridade entre a Ferrovia, o Ferromodelismo e a preservação Histórica Ferroviária; divulgar e fomentar o hobby do Ferromodelismo; apresentar o Museu Ferroviário Regional de Bauru e o Centro de Memória aos participantes do 5º Encontro de Ferromodelismo e promover passeios com a composição da Maria Fumaça 278 – Projeto Ferrovia Para Todos.

Estão previstas as presenças dos expositores de ferromodelismo, plastimodelismo (criação de réplicas de objetos a partir do plástico), exposição de fotos e exibição de vídeos sobre o tema Ferrovia, exposição de fuscas, organizada pelo “Role de Fuscas e praça de alimentação. Um diferencial para este ano, será também, a participação de aeromodelismo, destaca a organização do evento.

Durante o Encontro, o Museu Ferroviário estará aberto para visitação e o público terá acesso à uma sala especial onde estarão expostos maquetes ferroviárias e aos passeios de Maria Fumaça, por meio do projeto “Ferrovia para Todos” em todo o período do evento.

Bauru é conhecida como a cidade do maior entroncamento ferroviário da América do Sul e com este “cruzar de ferrovias”, o município fez história e a ferrovia gerou boa parte do progresso atual da cidade. As empresas, Noroeste, Sorocabana e Paulista cortaram suas linhas por aqui. Sede administrativa da Noroeste do Brasil por muitas décadas, a Ferrovia deixou sua marca nas construções das oficinas e da estação central, local sede deste encontro.

A realização é da Secretaria Municipal de Cultura, Associação de Preservação Ferroviária e de Ferromodelismo de Bauru – APFFB com o apoio do Jornal da Cidade, e da SEAR, SEBES, EMDURB, DAE e Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

A Antiga Estação Ferroviária está localizada na Pça Machado de Mello e o Museu Ferroviário ficam na Rua Primeiro de Agosto, qd 1.